sábado, 24 de novembro de 2012

No dia 17 de novembro, um mini tornado na área costeira de Portimão provocou estragos em quatro restaurantes de praia e diversos empreendimentos turísticos, derrubou árvores e postes de eletricidade, mas não fez qualquer vítima.
A área mais afetada foi a Praia do Vau, onde telhados, esplanadas e montras de quatro restaurantes de praia ficaram parcialmente destruídos, devido ao vento forte que se fez sentir cerca das 22h44 naquele local.
O fenómeno meteorológico foi descrito pelo Comando Distrital Operacional de Operações de Socorro (CDOS) de Faro como sendo "um mini tornado", que afetou também "um apartamento e derrubou várias árvores e postes de eletricidade".
A área afetada estende-se da Praia dos Três Irmãos (Alvor) à Praia da Rocha, onde houve registo de estragos em diversos empreendimentos turísticos.
Junto à Praia dos Careanos, no empreendimento "Presidente", "o vento partiu a porta do bar e varreu por completo a sala de uma ponta a outra", relatou um dos funcionários, apontando danos em mobiliário e em equipamento frigorífico.
A 500 metros, no Edifício "Amarilis", uma moradora contou ter assistido a "montras de lojas a partir e a um cabeleireiro a ficar quase destruído".
Mesas, cadeiras e até um aquecedor a gás da esplanada do Empreendimento "Os Arcos", também na Praia da Rocha, "voaram de súbito para o jardim e para dentro da piscina", testemunhou a "barmaid" do estabelecimento, que teve que se abrigar atrás do balcão para não ser atingida pelos fragmentos de vidro de uma montra que não resistiu à força do vento.


sábado, 17 de novembro de 2012

Jogos didáticos


Círculos de referência


http://www.geografia7.com/jogo-dos-ciacuterculos-e-poacutelos.html



Coordenadas Geográficas


http://www.geografia7.com/jogo-das-coordenadas-geograacuteficas.html



Acidentes litorais


http://www.geografia7.com/jogo-dos-acidentes-do-litoral-portugues.html



Acidentes Litorais Portugueses
1 - Tômbolo de Peniche





Tômbolo de Peniche é um istmo que resulta da acumulação de sedimentos arenosos transportados pelas correntes marítimas. Este uniu a pequena ilha ao continente.


2 - Ria de Aveiro (Haff-delta de Aveiro)



A “Ria“de Aveiro resultou da regressão marinha e do assoreamento conjugado do rio Vouga e do mar numa antiga reentrância do litoral - golfo.
Os sedimentos arrancados do litoral rochoso a Norte, foram arrastados pela corrente marítima (deriva Norte-Sul) dando origem a um cordão arenoso. À medida que este cordão se ia estendendo, foi-se construindo um outro, agora de Sul para Norte. À medida que estes cordões avançaram isolaram as águas marinhas, formando uma laguna onde o rio Vouga e alguns afluentes passaram a desaguar e depositar os aluviões dando origem a pequenas ilhotas arenosas.
O assoreamento (acumulação de sedimentos) acabou por aproximar os dois cordões, fazendo-se atualmente a comunicação entre a água da laguna e do oceano por uma barra artificial que o Homem tem constantemente de desassorear.
Também se chama haff-delta, pois o rio desagua na laguna (haff), formando um delta interior.


3 - Lido de Faro






O Lido de Faro localizado no Sotavento Algarvio, resultou da acumulação de sedimentos que foram arrastados por uma corrente de sentido Oeste-Este, originando um conjunto de restingas e ilhotas separadas por braços de mar.
A Costa de Faro tem uma configuração diferente da Costa de Aveiro, mas em ambas as regiões foram favorecidas por factores como as reentrâncias costeiras, as correntes marítimas, as águas pouco profundas e uma costa alta, próxima. A costa de arriba tacada pela erosão forneceu grandes quantidades de detritos que as correntes e os ventos as marés foram transportando e depositaram nas águas baixas e abrigadas.