domingo, 20 de maio de 2012

Índice Ultravioleta


Índice ultravioleta para o dia 20 de Maio de 2012

Exposição ao sol

No início do século XX descobriu-se que a exposição à luz solar era um preventivo do raquitismo e mesmo a sua possível cura. No entanto, se pequenas quantidades de UV são benéficas e essenciais na produção da vitamina D3 a exposição humana à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde, nomeadamente para a pele, como o cancro e o foto-envelhecimento, para os olhos, como o aparecimento de cataratas, de pterigium e do carcinoma espinocelular da conjuntiva e para o sistema imunológico.

 mapa iuv hoje continente
ALTOUV 6UV 7

ATENÇÃO! Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.
 
MUITO ALTO UV 8UV 9UV 10

CUIDADO! Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
 
EXTREMO UV 11UV 11+

PERIGO! Evitar o mais possível a exposição ao Sol. Aproveitar para descansar em casa.



Fonte: Instituto de Meteorologia




sábado, 5 de maio de 2012

Catástrofe natural - Tornados

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta sendo potencialmente perigosa. Geralmente, estes ventos atingem velocidades superiores a 300 km/h, sendo extremamente localizados e de curta duração.





O Tornado que atingiu a Lagoa de Albufeira, no dia 2 de Maio de 2012, fez um ferido ligeiro e provocou a queda de árvores de grande porte e danos na cobertura de habitações.